Login




Designed by:
SiteGround web hosting TMontec
Participação de ativista em audiencia publica

19/6/2009 - Participação de ativista em audiência pública e teste rápido de HIV são abordados na reunião do Fórum de ONG/Aids do Estado de São Paulo

Beto abriu o encontro falando da repercussão do discurso que realizou no STF em 4 de maio durante audiência pública sobre registro de medicamentos na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Tive um apoio técnico bastante expressivo. Foi importante para estreitar relações entre a sociedade médica e os ativistas", afirmou. Na audiência ele defendeu a integralidade do Sistema Único de Saúde e a garantia dos pacientes de receberem medicamentos não licitados e não previstos na lista do SUS, desde que certificados internacionalmente.

Com base no grande número de testes rápidos anti-HIV realizados no Conjunto Nacional durante três dias da semana da Parada do Orgulho LGBT (793), o presidente do Fórum das ONG/Aids do Estado de São Paulo, Rodrigo Pinheiro, lançou o questionamento: será que a população sabe onde fazer o exame e tem acesso a esses testes? Falas sobre as dificuldades para divulgar e realizar a testagem no interior do estado dominaram a discussão.

Na sequência, Rodrigo expôs a necessidade da coleta de informações e demandas sobre a cirurgia de coreção à lipodistrofia no estado. “Com esses dados teremos mais argumentos para cobrar e realização da cirurgia reparadora”, declarou.

O presidente do Fórum também relatou aos participantes as discussões realizadas na última reunião da Frente Parlamentar de HIV/Aids. Segundo ele, o texto do projeto de lei 324/04, de autoria do deputado Estadual Fausto Figueira, foi pré-finalizado. O projeto prevê que ‘portadores de doenças crônicas ou degenerativas, de natureza física e mental que necessitem de acompanhamento ou tratamento continuado e cuja interrupção possa acarretar agravamento de seu estado de saúde' tenham isenção tarifária, em âmbito metropolitano e intermunicipal, nos meios de transporte terrestre e aquáticos.

Fábio Serrato

Dica de Entrevista
Fórum de ONG/Aids do Estado de São Paulo
Tel.: (0XX11) 3334–0704

 

 
Viva a Vida, Powered by Joomla!; free resources by TMontec website hosting